Relatório IV- Oficina Coletiva

Relatório IV- Oficina Coletiva
Oficina com poemas

No dia 12 de Setembro demos inicio a nossa primeira oficina destinada a trabalhar interativamente, os conteúdos dos cadernos teoria e pratica (TP). Unidade como o encontro envolve também reflexões começamos com o texto “ A renovação da Água .” Comemoramos a compartilhar discussões trazendo para nossa realidade como também a necessidade de estaremos participando desse curso. Em seguindo foi discutido também as dificuldades, sugestões e esclarecimento de duvidas a respeito das atividades contido no TP assim também a forma como é importante para nossa pratica. Apesar dos cursistas não ter trazido as experiência do avançando na pratica por escrita como também o relatório, foi exposto oralmente aos grupos , mas ficando para trazer no próximo encontro o que é de dever dos cursistas. Desenvolvermos também uma atividade em grupo na qual o grupo optou pelo poema de Manuel Bandeira: Poema tirado de uma noticia do jornal, o grupo trabalhou produção de textos , o tipo de texto leitura de imagem , estrutura de gênero e a gramática .

Portanto ao terminar a oficina , o grupo fez a avaliado quando aos objetivos e estratégias das atividades, questionando também o estudo das novas unidades , ficando marcado o próximo encontro para o dia 26 de Setembro .

RELATÓRIO -2ª OFICINA INTRODUTÓRIA (04 HORAS)

A segunda oficina introdutória realizou-se no dia 29 de agosto começamos dando continuidade as dúvidas do encontro passado com relação ao curso em si, para ficar bem claro, apresentamos novamente o slides do Guia Geral esclarecendo parte por parte. Em seguida executamos uma atividade em que todos os cursistas se apresentasse uma forma de como trabalhar os gêneros textuais, já que vamos iniciar um estudo com o TP3, onde nele está contido esse gênero. AS apresentações foram um sucesso onde havia: paródia, cordel, acróstico,poemas e entre outros criados por eles e apresentados em grupos. Em seguida foi apresentado um vídeo Cidades dos Homens que fala da Coroa do Imperador, o qual gerou uma reflexão bastante proveitosa.

Ao finalizar o encontro terminamos com as informações sobre a organização do tempo de estudo dos cursistas para as realizações das atividades previstas em cada caderno e o tempo que cada um deve se dedicar. Esclarecendo também qual caderno e o AAA que cada um deveria estudar e por em prática as atividades, no caso o TP3 e o AAA3.

RELATÓRIO DA 1ª OFICINA INTRODUTÓRIA (04 HORAS)

O primeiro encontro- primeira oficina introdutória- de nosso grupo realizou-se no dia 15 de agosto no horário de 08h00min.

Os cursistas chegaram com uma enorme expectativa para saber Sobre a implantação do curso em nosso município.

Iniciamos nossas atividades com minha apresentação e dos cursistas. Em seguida foram exibidos uns slides apresentando e explicando o programa e sua estrutura. Na ocasião geraram muitas perguntas sobre o curso e inúmeros questionamentos, inclusive sobre a ajuda de custo para a realização das tarefas em sala de aula, como também sobre os dias e horários dos encontros. Devido muitas perguntas o tempo foi passando e muitas dúvidas ficaram pendentes, deixando para continuar no próximo encontro.

Portanto para finalizar foram apresentados uns slides com um texto aprendizagem, que causou uma reflexão muito importante para nossa prática pedagógica. Foi bastante debatido por todos os presentes, gerando um compromisso com sua função.

Terminados os debates finalizamos nosso encontro com a entrega dos kits de livros do programa a todos os cursistas.