Relatório IV- Oficina Coletiva

Relatório IV- Oficina Coletiva
Oficina com poemas

RELATÓRIO DA V OFICINA

A v oficina do curso foi realizada no dia 17/10 e teve como estudo tp4 nas unidades 13/14. teve como objetivos:refletir o uso da escrita nas práticas cotidiana; relacionar letramento com as práticas da cultura local; produzir atividades de preparação da escrita. Começamos nosso encontro com uma dinâmica de grupo depois fomos para a leitura compartilhada p/13 tp4, estudamos sobre letramento e assistimos um slides sobre o assunto que foi muito bem comentado,estudamos a p/21 do tp e relacionamos com o AAA e o avançando na prática p/31 e p/21

.Chegou então o momento mais esperado que foi o momento do avançando na prática momento esse que teve muita trocas de experiência dos cursistas, veja em anexo. Em seguida foi as oficinas das página 48/49 do tp4 onde foi feita uma boa apresentação, estudamos as seções 2/3 eo resumindo e concluímos com os depoimentos de Patativa do Assaré e Paulo Freires e como falamos sobre letramento assistimos um slide sobre palavras e em seguida a avaliação do curso e as tarefas de casa estudar as unidades 15/16 e um avançando na prática ao crite´ri eo do professor.

Feira Cultural

Aproveitando a feira cultural da escola, os alunos da professora Ana Wládia trabalhou os gêneros textuais.

Visitas As Escolas


Foi feita uma visitas as salas de aula, na ocasião a professora do nono ano estava trabalhando provérbios com seus alunos.

visitas as escolas


A professora formadora do curso visitou algumas salas de aulas onde estavam aplicando o gestar por sinal muito bem exploradas pelos alunos do nono ano.

Atividades feitas na sala de aula sétimo ano

Alunos do sétimo ano trabalhando gênero Biografia com a professora Jurandi.

Ativdades executadas em salas de aulas


Alunos do nono ano trabalhando provérbios na escola São Zacarias com a professora Ana Wladia

professora do nono ano explicando sua experiência na sala de aula com teatro.

RELATÓRIO DA IV OFICINA PLANEJADA (04 HORAS)

A quarta oficina do Gestar II foi realizada no dia 03 de outubro a qual gerou acerca do TP3 -. Fizemos a retomada da oficina anteriormente e continuamos na unidade 11 e 12 com gêneros e tipos textuais.
No primeiro momento foi realizada uma reflexão da música meu país com Zezé De Camargo e Luciano, trazendo para nossa prática de aula.
No segundo momento foram realizados os relatos de experiência das oficinas na sala de aula. Em seguida foi entregue a cada um dos cursistas uma relação dos objetivos de vários gêneros textuais, com isso foi realizada uma exposição dialogada entre os cursistas sobre a importância de trabalhar com estes gêneros na sala de aula. Continuamos a oficina, interagindo sobre aspectos tipológicos como: o tipo narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo e preditivo, para esta oficina tomamos com base os textos “Cidadezinha Qualquer” e “Quadrilha”, ambos de Carlos Drumonnd de Andrade. “Iracema de José de Alencar”; “A parasita Azul” de Machado de Assis e o texto “Balas para o Crescimento”, com estes textos refletimos gêneros e seqüências tipológicas, e ainda textos literários e não literários.
Com essa rica explanação do grupo sobre estes conceitos e as atividades realizadas das páginas 106 e 149 seja possível.
Caracterizar seqüências tipológicas e relacionar seqüências tipológicas a classificação de gêneros.
Como uma das sugestões do avançando na prática das unidades 11 e 12.
O encontro foi avaliado positivamente. O grupo mostrou-se motivado, pois a exploração ficou bem clara e algumas dúvidas ter ficado esclarecidas.

ATIVIDADES REALIZADA NA SALA DE AULA


Os alunos do oitavo ano realizando atividades cantado e interpretando uma música de acordo com a unidade do seu livro didático, INTERNET do Gilberto Gil.

ATIVIDADES


Os alunos criando seus próprios textos com a professora Neide, sétimo ano A no turno da manhã.

A professora Neide trabalhando oTP3 com alunos do oitavo ano com o genero textual MÚSICA>

Alunos do sétimo ano criando generos textual CLASSIFICADOS, a professora é Neide Magalhães.

Alunos trabalhando o genero textual CLASSIFICADOS