Relatório IV- Oficina Coletiva

Relatório IV- Oficina Coletiva
Oficina com poemas

POEMA LINDO


Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)

Gonçalves Dias

________________________________________________________________________________

LINDOS POEMAS


No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra
Carlos Drummond de Andrade

PARÓDIA AOS PROFESSORES

PARÓDIA AOS PROFESSORES
Música de Raul Seixas: “Maluco Beleza”





Precisa existir gente como você
Que transmite astral
Com uma força total

Assim do meu lado eu aprendo um pouco
Abalando geral
E alcançar o ideal

Se aprendo devo a vocês
Vou ser grato e essa é a minha vez
Vou lutar, lutar pra valer
Aprendi com você

Este é um sonho que eu quero pra mim
Pois já sei aonde ir
O meu caminho seguir

Se aprendo devo a vocês
Vou ser grato e essa é a minha vez
Vou lutar...






Produzida pelas Alunas Ivone Jorge da Silva e Antonia Vanessa Gomes de Sousa do 9º Ano “A”
CRONOGRAMA DO PROGRAMA DE GESTÃO ESCOLAR DE LINGUA PORTUGUESA
ESTADO: CEARÁ
MUNICÍPIO: CATUNDA
FORMADORA: ANTONIA NEIDE MAGALHÃES LOPES



I DATA
31/07/2009
4H
15/08/2009
4H
AULA DE SENSIBILIZAÇÃO
1° OFICINA INTRODUTÓRIA
APRESENTAÇÃO DO PROGRMA ENTREGA DE MATERIAL
QUAL O OBJETIVO DO PROGRAMA TUDO SBRE O PROGRAMA


II

29/09/2009
4H
2° OFICINA INTRODUTÓRIA
GUIA GERAL PROJETO E PORTIFÓLIO ESTRUTURA DO PROJETO SUGESTÕES DE TEMAS. ORIENTAÇÃO OD PORTIFÓLIO


III

12/09/2009
6H

TP – 3

TRABALHANDO COM GENEROS TEXTUAIS AS CARACTERISTICAS DE GENEROS LITERARIO E NÃO LITERARIO, POETICO E SUAS FORMAS


IV

03/10/2009
6H

TP – 3 E TIPOS DE TEXTUAIS

TIPOS TEXTUAIS TIPOS TETUAIS NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM DESCRITIVO, NARRATIVO, INJUNTIVO, EXPOSITIVO E ARGUMENTATIVO


V

17/10/2009
6H

TP – 4: LEITURA E O PROCESSO DE ESCRITA

LEITURA: ESCRITA E CULTURA USO DA ESCRITA NAS PRÁTICAS COTIDIANA, RELAÇÃO DE LETRAMENTO COM A PRÁTICA LOCAL


VI

21/11/2009
6H

TP – 4: LEITURA E O PROCESSO DE ESCRITA

O PROCESSO DA LEITURA TEXTO: AMPLIANDO NOSSAS ESPERIÊNCIA ADMIRÁVEL MUNDO LOUCO


VII

05/12/2009
6H

TP – 5: ESTILO COERÊNCIA E COESÃO

ESTILISTICA NOÇÃO DE ESTILO E OBJETIVO DA ESTILISTICA: COMBINAÇÃO DAS PALAVRAS NA FRASE



VIII

30/01/2010
6H

TP – 5

COESÃO TEXTUAIS RELAÇÃO LOGICA NO TEXTO AS RELAÇÕES LOGICAS DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO IMPLICITO NA LEITURA


IX

13/02/2010
8H

TP – 1
LINGUAGEM E CULTURA

VARIANTES LINGUISTICA: DIALETO E REGISTRO DISTIÇÃO ENTRE NORMA E USO DA LINGUA


X

20/02/2010
8H

TP – 2: ANÁLISE LINGUISTICA E LITERÁRIA

GRAMÁTICA E SEUS VÁRIOS SENTIDOS
A GRAMÁTICA INTERNO E O ENSINO PRODUTIVO – DESCRITIVA E O ENSINO REFLEXIVO, NORMATIVA E O ENSINO PRODUTIVO


XI

27/02/2010
8H

TP – 6

ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM PRODUÇÃO TEXTUAL ORGANIZAÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO PRODUÇÃO TEXTUAL


XII

06/03/2010
4H

I OFICINA AVALIATIVA


AVALIAÇÃO DO PROJETO GESTAR II AVALIAÇÃO DO PROJETO E MATERIAL


XIII

13/03/2010

II OFICINA AVALIATIVA

AVALIAÇÃO DOS PROJETOS AVALIAÇÃO DOS PROJETOS APLICADOS PELOS CURSISTAS

coordenadora de minha esola auxiliando no projeto

ALUNOS RECITANDO POESIAS

PROJETO DA PROFESSORS NEIDE

PROJETO PARA O GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA


O presente projeto é para cumprimento de um dos requisitos exigidos pelo Gestar II de Língua Portuguesa.

PROJETO PARA O GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA


O presente projeto é para cumprimento de um dos requisitos exigidos pelo Gestar II de Língua Portuguesa.





















Catunda/Ceará
Fevereiro/2010

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA PROFESSORA NEIDE

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO ZACARIAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TURMAS: 6º A, B, C, E / 7º A, B, C, D / 8º A e B / A, B, C, D
TEMA: PROJETO DE LEITURA

















PROJETO PARA O GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA


O presente projeto é para cumprimento de um dos requisitos exigidos pelo Gestar II de Língua Portuguesa.





















Catunda/Ceará
Fevereiro/2010
INTRODUÇÃO


No mundo em que vivemos, caracterizado pela circulação social de um grande e diversificado volume de informações, a capacidade de ler e interpretar textos em múltiplas linguagens é imprescindível.
A interdisciplinaridade é um caminho à transdisciplinaridade, é experimentar a vivência de uma realidade global que se inscreve nas experiências cotidianas do aluno do professor.
A tarefa fundamental é, portanto, socializar conhecimento, disseminando informações e culturas não só transmitindo, mas reconstruindo. A aprendizagem é sempre acontecimento de reconstrução social e política, pois temos o compromisso de fazer o aluno aprender através do conhecimento e da prática. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade, que deve ir além da simples justaposição de disciplinas, ao interagirmos em busca de objetivos comuns. Devemos através do trabalho pedagógico arrolar as disciplinas em projetos de estudo, como leitura, pois ela é um instrumento ao mundo exterior, assim também constituir um poderoso instrumento para o autoconhecimento.
Portanto com o intuito de acatar a concepção de texto como objeto de comunicação, queremos criar condições para que o aluno se aproprie de universos de conhecimentos para melhor desenvolver sua competência em leitura e para melhorar esta competência propomos desenvolver um trabalho de forma interdisciplinar, sobretudo nas disciplinas de Português, Arte e Educação, Língua Estrangeira e Arte, com o objetivo de tornar o projeto mais significativo e que possibilite uma compreensão mais efetiva do conteúdo explorado pela escola.

JUSTIFICATIVA


Frente às dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental quanto à compreensão de textos, ou seja, não compreendem o que lêem, não fazem relações entre as múltiplas informações que recebe, têm dificuldade de interpretar e fazer dedução.
Diante destas dificuldades propomos desenvolver atividades relacionadas a todos os tipos de textos, mostrando que o recurso para o domínio das habilidades de leitura pode tornar-se interativo, coletivo.
O projeto irá ajudar a trabalhar atitudes e valores aspectos fundamentais do processo educativo, além de contribuir para o processo de autoconhecimento, apresentando vários tipos de textos como um desafio que pressupõe um exercício produtivo e prazeroso, pois é o objetivo maior de um projeto de leitura, envolvendo outras disciplinas.

OBJETIVOS


Objetivo Geral


Desenvolver atividades visando estimular os alunos a lerem diversos tipos de textos e imagens para desenvolver o gosto pela leitura, proporcionando uma boa compreensão interpretação.




Objetivos Específicos



• Fornecer a leitura de textos que pertencem ao domínio do narrar, do relatar, do expor e do argumentar;
• Conceituar a representação teatral como mais uma das formas de narrar;
• Reconhecer características de gêneros literários e de gêneros não-literário;
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel;
• Interpretar poemas;
• Aprimorar e incentivar a leitura;
• Trabalhar a entonação na leitura oral;
• Trabalhar e valorizar os poetas e autores do texto;
• Fazer com que os alunos consigam distinguir nos textos narrativos a voz do narrador e as vozes dos personagens, visando também conscientizar que a suficiência de dados é requisito fundamental para a compreensão e interpretação de textos;
• Atentem para as diferentes formas de veicular informações, na transição entre os gêneros;
• Desenvolver a criatividade e o processo de produção oral e escrita bem como suas respectivas habilidades;
• Facilitar o acesso ao conhecimento, desenvolvendo a leitura e a oralidade.
• Conhecer outras possibilidades de registro de memória: desenho e/ou pintura, poema.

METODOLOGIA


COMO
• Atividades em sala de aula;
• Coletivas;
• Em grupos;
• Individuais;
• Trabalho de produção;
• Criação de desenhos e pinturas;
• Recortes e colagem;
• Aulas expositivas e explicativas;
• Debate, relatos, leitura, pesquisas;
• Confecção de murais e cadernos com diversas histórias e desenhos;
• Atividades orais e escritas, correção;
• Competição;
• Trabalhos individuais e duplas.



QUANDO
• Atividades coletivas mediadas pelo professor;
• Atividades em grupo em sala de aula;
• Atividades individuais para serem realizadas em sala de aula e em casa.





AVALIAÇÃO


• Representação teatral de texto narrativo;
• Exposição de um trabalho feito a partir de textos pesquisados;
• Antologia de textos de gêneros diferentes em linguagem verbal e não-verbal;
• Exposição de revista em quadrinhos e produzidos pelos alunos.



DESENVOLVIMENTO


• Levar para sala de aula textos para ser identificado o seu gênero;
• Trabalhar a interpretação de textos;
• Recitação de poemas pelos alunos como o de Vinícius de Morais e outros;
• Criar uma pequena história em quadrinhos;
• Ler com os alunos o poema “Relato de Candido Portinari”, sobre sua infância e outras recordações;
• Comparar os dados da bibliografia com o texto do poema.
• Apresentação da leitura de cordel feito pelos alunos.






















DIVISÃO DAS TURMAS E PROFESSORES POR ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS




APRESENTAÇÃO DE CORDEL

6º ANO “A” e “C”
Nete

ANÚNCIO

6º ANO “B”
Giuvã

TEXTO INFORMATIVO

6º ANO “D”
Giuvã e
Domilson

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

7º ANO “A” e “B”
Ana Vládia 7º ANO “C” e “D”
Evânia

RECITAL DE POESIAS

8º ANO “A” e “B”
Neide 9º ANO “B”
Poesia de Vinícius de Morais
9º ANO “C” e “D”
Auberjane


TEATRO e PARÓDIA

9º ANO “A”
Nilce e Jurandi 9º ANO “B”
Poesia de Vinícius de Morais
Neide 9º ANO “C” e “D”
Auberjane

SEMPRE ME ORGULHO DE TRALHAR NA ESCOLA SÃO ZACARIAS

A escolla onde trabalho

PORTIFÓILO DA FORMADORA NEIDE


Este portifólio é uma das construções mais importante do curso,pois através destepude refletirsobre todo processo de formação pelo o qual passei durante este curso, bem como o avanço que tive ao desenrolar de cada encontro que fiz com meus cursistas.

ATIVIDADES EM SALA DE AULA


professora Rosinha

visitas as escolas


A cursista Rosinha executando atividaes com seus alunos
I OFICINA AVALIATIVA



No dia 06/03/2010 reuniremos para avaliamos trajetória do GESTAR II nas escolas através do trabalho dos cursistas. Os avançando na pratica são a concretização dos estudos adquiridos nos TPS.
Para a maioria dos cursistas, com este programa houve um aperfeiçoamento no conteúdo de língua portuguesa, pois ele irá contribuir e muito, principalmente com os gêneros textuais fator importante para o aprendizado do aluno e com as produções textuais fator importante para o aprendizado dos alunos e com as produções textuais mais freqüentes. Não só os TP3 mais como toda TPs foram importantes, pela a forma de aborda os temas.Na verdade o TP3 de acordo com os cursistas ele é indispensável no momento do planejamento , assim também com letramento abordado no TP4.Os conceitos de coesão e coerência foram muito louvado assim como as sugestões de atividades que veio para ajudar nas dificuldades dos alunos.Pois afirmo que o gestar veio para nos ensinarmos como trabalha os assuntos do livro didático .Os cursistas também elogiaram muito o TP2 “como trabalha a gramática ! e bastante esclarecedor e auxiliará os alunos produzirem os diferentes gêneros.
A experiência da avaliação foi muito relevante e esclarecedora

EU PENSO ASSIM


Grande professor será aquele que realiza o que ensina.

AOS MEUS COLEGAS POFESSORES


A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.

AOS MEUS ALUNOS


Aos estudantes recomendo uma única coisa, que amem seus professores tanto quanto seus estudos.

PROFESSORA NEIDE


Cultura é um instrumento manejado por professores para fabricar professores, os quais, por sua vez, irão fabricar mais professores ainda.

PENSAMENTO PROFESSORA NEIDE

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

RELATÓRIO DO DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO DO TP6

RELATÓRIO DO DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO DO TP6





No dia 27 de fevereiro foi realizado o encontro da oficina XII do tp6 com uma duração de oito horas na escola São Zacarias.
Iniciamos com uma mensagem em forma de slide que trouxe uma mensagem muito positiva com relação a nossa prática pedagógica. A seguir fizemos o estudo do tp com realização de algumas atividades destacando a atividade da página 38 onde cada cursista fez suas observações a respeito do texto como também chamando atenção para cada lembrete citado em cada seção . Portanto cada unidade cada seção, foi estudada com muito cuidado e esclarecimento fazendo assim que cada cursista não ficasse com dúvida em relação aos assuntos.
Como fator principal do encontro foi o relato das experiência feita pelos cursistas muitas sugestões de atividades foi relatada como:criação de um texto argumentativo a partir de um provérbio onde a tese seja uma moral, criação de um texto publicitário com propaganda da sua cidade, criação de um texto argumentativo a partir de um texto publicitário e outros. Desenvolvemos uma atividade em grupo do texto Abrigo Subterrâneo onde os cursistas explicitaram seus argumentos e como também servir de exemplo para aplicar na sala de aula com seus alunos.Foi exposta também muitas técnicas para ser trabalhada na sala de aula . com isso este momento foi muito enriquecedoras
O encontro foi avaliada com pontos positivos , marcando um próximo encontro para a fase final do curso.

projeto da professora Neri

projeto da professora Rosinha

Projetos dos cursistas

Encontro com a cordenadora da escola são zacarias para a realizaçao do projeto

fotos dos alunos realizando atividades professora nilce

oficina tp6 fotos

fotos do encontro da oficina xII tp6

visiats as escolas alunos da professora nilce

visitas as escolas

alunos produzindo seus trabalhos

professora nilce organizando frase com seus alunos

professora nilce organizando frses com seus alunos

professora Evane com seus alunos produzindo revistas em quadrinhos

Trabalhos da professors nilce

visitas as escolas

professora nilce organizando frses com seus alunos

visitas as escolas

alunos expoondo seus trabalhos