Relatório IV- Oficina Coletiva

Relatório IV- Oficina Coletiva
Oficina com poemas

PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA PROFESSORA NEIDE

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO ZACARIAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
TURMAS: 6º A, B, C, E / 7º A, B, C, D / 8º A e B / A, B, C, D
TEMA: PROJETO DE LEITURA

















PROJETO PARA O GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA


O presente projeto é para cumprimento de um dos requisitos exigidos pelo Gestar II de Língua Portuguesa.





















Catunda/Ceará
Fevereiro/2010
INTRODUÇÃO


No mundo em que vivemos, caracterizado pela circulação social de um grande e diversificado volume de informações, a capacidade de ler e interpretar textos em múltiplas linguagens é imprescindível.
A interdisciplinaridade é um caminho à transdisciplinaridade, é experimentar a vivência de uma realidade global que se inscreve nas experiências cotidianas do aluno do professor.
A tarefa fundamental é, portanto, socializar conhecimento, disseminando informações e culturas não só transmitindo, mas reconstruindo. A aprendizagem é sempre acontecimento de reconstrução social e política, pois temos o compromisso de fazer o aluno aprender através do conhecimento e da prática. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça é através da interdisciplinaridade, que deve ir além da simples justaposição de disciplinas, ao interagirmos em busca de objetivos comuns. Devemos através do trabalho pedagógico arrolar as disciplinas em projetos de estudo, como leitura, pois ela é um instrumento ao mundo exterior, assim também constituir um poderoso instrumento para o autoconhecimento.
Portanto com o intuito de acatar a concepção de texto como objeto de comunicação, queremos criar condições para que o aluno se aproprie de universos de conhecimentos para melhor desenvolver sua competência em leitura e para melhorar esta competência propomos desenvolver um trabalho de forma interdisciplinar, sobretudo nas disciplinas de Português, Arte e Educação, Língua Estrangeira e Arte, com o objetivo de tornar o projeto mais significativo e que possibilite uma compreensão mais efetiva do conteúdo explorado pela escola.

JUSTIFICATIVA


Frente às dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental quanto à compreensão de textos, ou seja, não compreendem o que lêem, não fazem relações entre as múltiplas informações que recebe, têm dificuldade de interpretar e fazer dedução.
Diante destas dificuldades propomos desenvolver atividades relacionadas a todos os tipos de textos, mostrando que o recurso para o domínio das habilidades de leitura pode tornar-se interativo, coletivo.
O projeto irá ajudar a trabalhar atitudes e valores aspectos fundamentais do processo educativo, além de contribuir para o processo de autoconhecimento, apresentando vários tipos de textos como um desafio que pressupõe um exercício produtivo e prazeroso, pois é o objetivo maior de um projeto de leitura, envolvendo outras disciplinas.

OBJETIVOS


Objetivo Geral


Desenvolver atividades visando estimular os alunos a lerem diversos tipos de textos e imagens para desenvolver o gosto pela leitura, proporcionando uma boa compreensão interpretação.




Objetivos Específicos



• Fornecer a leitura de textos que pertencem ao domínio do narrar, do relatar, do expor e do argumentar;
• Conceituar a representação teatral como mais uma das formas de narrar;
• Reconhecer características de gêneros literários e de gêneros não-literário;
• Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: o cordel;
• Interpretar poemas;
• Aprimorar e incentivar a leitura;
• Trabalhar a entonação na leitura oral;
• Trabalhar e valorizar os poetas e autores do texto;
• Fazer com que os alunos consigam distinguir nos textos narrativos a voz do narrador e as vozes dos personagens, visando também conscientizar que a suficiência de dados é requisito fundamental para a compreensão e interpretação de textos;
• Atentem para as diferentes formas de veicular informações, na transição entre os gêneros;
• Desenvolver a criatividade e o processo de produção oral e escrita bem como suas respectivas habilidades;
• Facilitar o acesso ao conhecimento, desenvolvendo a leitura e a oralidade.
• Conhecer outras possibilidades de registro de memória: desenho e/ou pintura, poema.

METODOLOGIA


COMO
• Atividades em sala de aula;
• Coletivas;
• Em grupos;
• Individuais;
• Trabalho de produção;
• Criação de desenhos e pinturas;
• Recortes e colagem;
• Aulas expositivas e explicativas;
• Debate, relatos, leitura, pesquisas;
• Confecção de murais e cadernos com diversas histórias e desenhos;
• Atividades orais e escritas, correção;
• Competição;
• Trabalhos individuais e duplas.



QUANDO
• Atividades coletivas mediadas pelo professor;
• Atividades em grupo em sala de aula;
• Atividades individuais para serem realizadas em sala de aula e em casa.





AVALIAÇÃO


• Representação teatral de texto narrativo;
• Exposição de um trabalho feito a partir de textos pesquisados;
• Antologia de textos de gêneros diferentes em linguagem verbal e não-verbal;
• Exposição de revista em quadrinhos e produzidos pelos alunos.



DESENVOLVIMENTO


• Levar para sala de aula textos para ser identificado o seu gênero;
• Trabalhar a interpretação de textos;
• Recitação de poemas pelos alunos como o de Vinícius de Morais e outros;
• Criar uma pequena história em quadrinhos;
• Ler com os alunos o poema “Relato de Candido Portinari”, sobre sua infância e outras recordações;
• Comparar os dados da bibliografia com o texto do poema.
• Apresentação da leitura de cordel feito pelos alunos.






















DIVISÃO DAS TURMAS E PROFESSORES POR ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS




APRESENTAÇÃO DE CORDEL

6º ANO “A” e “C”
Nete

ANÚNCIO

6º ANO “B”
Giuvã

TEXTO INFORMATIVO

6º ANO “D”
Giuvã e
Domilson

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

7º ANO “A” e “B”
Ana Vládia 7º ANO “C” e “D”
Evânia

RECITAL DE POESIAS

8º ANO “A” e “B”
Neide 9º ANO “B”
Poesia de Vinícius de Morais
9º ANO “C” e “D”
Auberjane


TEATRO e PARÓDIA

9º ANO “A”
Nilce e Jurandi 9º ANO “B”
Poesia de Vinícius de Morais
Neide 9º ANO “C” e “D”
Auberjane

Nenhum comentário:

Postar um comentário